Plantão

Senador Guiomard está de fora de programa do governo e não receberá médicos

Você acompanhou aqui no Quinari Online uma entrevista exclusiva com a Secretária Estadual de Saúde, Suely Melo, que diz respeito a entrada de Senador Guiomard no programa do Governo Federal Mais Médicos. De acordo com a secretária, a troca de gestão do município em um curto período de tempo, e consequentemente a troca de secretários de saúde deixou o município de fora do primeiro ciclo do programa.
O primeiro ciclo do programa trouxe 37 médicos a 19 municípios do Acre. Foto: Quinari Online

Porém, o que ninguém sabia é que este mesmo motivo deixou Senador Guiomard de fora mais uma vezda chegada de mais profissionais ao Acre pelo programa.

Informações do portal G1 Acre dão conta de que o programa 'Mais Médicos' iniciado este ano pelo Governo Federal enviou ao Acre 94 médicos em 2013, sendo 83 dos escolhidos profissionais diplomados em outro país.

Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), o estado já solicitou mais 86 profissionais, que devem chegar até o final de 2014, totalizando 180 médicos.Em janeiro e fevereiro de 2014, o programa realiza uma nova etapa para os municípios que ainda não receberam nenhum médico até o momento. Segundo o Ministério da Saúde, os médicos formados no Brasil iniciam suas atividades em janeiro e os formados no exterior, em fevereiro. 

Porém, informações da secretaria dão conta de que Jordão  e Senador Guiomard não efetuaram cadastro no programa. A não-adesão aconteceu por conta de um bloqueio no sistema do Governo Federal, devido a troca de secretários de Saúde. 

Ainda de acordo com o G1 Acre, dos municípios que se cadastraram mas não receberam os médicos até o momento, estão incluídos Santa Rosa do Purus e Porto Walter . Plácido de Castro não aderiu ao programa, pois segundo Elizete, o município declarou ter o quadro de profissionais completo.

Portanto, o município não deve receber a nova leva de profissionais prevista para chegar neste mês de janeiro.

Da Redação
Tecnologia do Blogger.