Plantão

Homens são presos por transportar castanheira ilegalmente nas proximidades do Quinari

Aproximadamente cinco metros cúbicos de castanheira, uma madeira protegida por lei, foram apreendidos na BR-317, próximo a Senador Guiomard, neste final de semana pelo Batalhão da Polícia Ambiental. Dois homens foram presos por realizar o transporte ilegalmente, sem Documento de Origem Florestal (DOF).

De acordo com a sargento Ana Claúdia, da Polícia Ambiental, como era final de semana o material apreendido foi levado para a delegacia de Senador Guiomard e os homens vão responder em dois processos distintos.
 
"Como era final de semana, o órgão ambiental não trabalha. Então na segunda-feira entramos em contato com o órgão ambiental, com relação a autuação. No caso, ele vai responder criminalmente e administrativamente pelo órgão ambiental", afirma Ana Claudia.


Foto: Ilustração/Cultura Mix

Ainda segundo o policial, por a castanheira ser protegida por lei, o ato já se configura em  crime ambiental. "É proibido o corte dela, ela é protegida por decreto federal e é uma espécie que está na lista das espécies ameaçadas de extinção. Já é um crime ambiental. A polícia ambiental não tem autonomia pra lavar auto de infração, ou seja, nós não emitimos multa. O nosso trabalho é prender e conduzir para a delegacia", afirma.

Imac
Nesta segunda-feira (25) o Instituto de Meio Ambienta do Acre (Imac) foi acionado sobre a apreensão. Segundo Joaquim Clécio, chefe da divisão de controle ambiental do órgão, uma equipe foi deslocada para Senador Guiomard para executar as medidas cabíveis.

"O caminhão é apreendido, fica temporariamente no pátio da Funtac [Fundação de Tecnologia do Estado do Acre] e vai ser doado para instituições sem fins lucrativos. O dono da madeira, será multado. A multa depende da volumetria. Cada metro cúbico de castanheira, seringueiro ou mogno é R$ 500, já que são espécies protegidas", afirma o representante o Imac.

G1 Acre
Tecnologia do Blogger.