Plantão

Entidade que atua no Quinari recebe carros para ajudar no tratamento de dependentes químicos


Governador Tião Viana fala da importância do tratamento de dependentes químicos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador Tião Viana fala da importância do tratamento de dependentes químicos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)





José Muniz é o presidente da Associação Beneficente Caminho de Luz, que tem seis unidades nos municípios de Bujari, Acrelândia, Senador Guiomard e Rio Branco. A entidade atua há quase 20 anos no tratamento de dependentes químicos. Hoje são mais de 100 pessoas acompanhadas. “Todos os dias nós temos pessoas para levar para a justiça, para o hospital e às vezes falta transporte, e um carro desse é bem vindo; é muito importante para nós”, diz.
A Casa de Recuperação Caminho de Luz foi uma das 11 entidades que nesta terça-feira, 12, receberam um carro para ajudar nos trabalhos que são desenvolvidos para tratar e recuperar dependentes químicos. A doação é resultado de emenda parlamentar da deputada federal Perpétua Almeida e tem contrapartida do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). A entrega dos carros foi a primeira fase. “A segunda é equipar as nossas entidades com material de dormitório, escritório, cozinha, depois cursos profissionalizantes para quem está se recuperando. E, em breve a casa de recuperação para mulheres, em parceria com a prefeitura de Rio Branco”, explica a parlamentar.
Ação é fruto de emenda da deputada Perpétua Almeida e tem a contrapartida do governo do Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ação é fruto de emenda da deputada Perpétua Almeida e tem a contrapartida do governo do Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A solenidade, realizada em frente ao Palácio Rio Branco, foi acompanhada por parlamentares, pelos representantes das entidades, familiares e beneficiários. “É um reconhecimento do governo, das políticas públicas, dos trabalhos que as comunidades terapêuticas desempenham”, comenta Verônica Loureiro, representante das comunidades terapêuticas ligadas à Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades).
“Sem essa mão estendida entre comunidade, políticas públicas e aquele que foi atingido a gente não cria um mundo novo. A gente não recupera um mundo de paz. Eu acho que esse sentido é o trabalho que está ocorrendo hoje”, conclui Tião Viana, governador.
mosaico_entrega_veiculos

Entidades beneficiadas
Central de Articulação das Entidades de Saúde –  Cades
Associação Amigos da Família – Afam/AC – Casa Terapêutica Gileade
Instituto Restaurando Vidas – IRV
Jovens com Uma Missão (Jocum) – Comunidade Casa do Pai, Nova Vida e Resgate
Desafio Jovem Peniel
Associação cristã de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade (Acapev) - Casa Terapêutica Shalom
Associação de Parentes e Amigos de Dependentes Químicos (Apadeq)
Associação beneficente Caminho de Luz – Casa de Recuperação Caminho de Luz e Casa Terapêutica Luz Divina
Obras sociais da diocese de Rio Branco - Projeto Arco-Íris e Comunidade Estrela da Manhã
Associação cristã Alfa (Acalfa) - Casa Terapêutica Ebenezer
Fazenda da Esperança São Peregrino

Agência de Notícias do Acre
Tecnologia do Blogger.