Plantão

Fique sabendo: UTRE completa 4 anos; complexo também beneficia Quinari

Foto: Janelão.net
Um dos mais importantes projetos da última administração de Rio Branco, a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE) está completando quatro anos de implantação. Localizada no KM 22 da BR 364, a unidade consolida serviços públicos que conferem à capital acreana posição de destaque na destinação adequada do lixo. A UTRE sepultou os antigos lixões e os aterros sanitários. Rio Branco foi uma das primeiras capitais a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A programação de aniversário comemora também o Dia do Gari, 23 de Outubro: um mês inteiro de atividades como torneio de futebol masculino e feminino, serviços de embelezamento e estética, palestras sobre direitos humanos, violência doméstica, atividades culturais, atendimento em saúde, concurso de redação “Educação e Conscientização Ambiental – O Que Fazer Com Nosso Lixo?” em cinco escolas dos bairros ao entorno da UTRE (Dom Pedro, Souza Araújo e Santa Cecília). A premiação será entregue no dia 31 de outubro.
Signatária de dois prêmios nacionais, a UTRE teve custo de cerca de R$ 11 milhões e foi executado com recursos obtidos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e Ministério das Cidades. Possui área de 80 hectares e capacidade de tratar mais de 200 toneladas de resíduos sólidos ao dia.

O que muita gente não sabe é que a Unidade não recebe resíduos de outros lugares que não seja a capital Rio Branco. De acordo com informações, a unidade completa 4 anos prestando serviço para os municípios de Rio Branco, Porto Acre, Senador Guiomard e Bujari. Com uma célula de aterramento com capacidade de utilização por vários anos, a UTRE só envia para suas células de aterramento o que não pode efetivamente ser reciclado.
A UTRE é um complexo de obras que conta com uma central de recebimento de pneus; unidade de triagem e compostagem (para separar resíduos sólidos recicláveis e o aproveitamento dos resíduos orgânicos para produção de compostos); central de podas e resíduos madeireiros; unidade de tratamento de resíduos de serviços da saúde; disposição final (células de aterro sanitário), entre vários outros dispositivos e investimentos.
A UTRE é administrada pelas secretarias de Floresta e Agricultura (SAFRA), Meio Ambiente (SEMEIA), Economia Solidária (COMTES) e SEMSUR. O Projeto CATAR, a cooperativa de catadores de materiais recicláveis, e a empresa PLASACRE são parceiros no empreendimento.

Informações do Janelão.net
Tecnologia do Blogger.